CRASE
A palavra crase
é de origem grega e significa "fusão", "mistura".
Na
língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais
idênticas.
É de grande importância a crase da preposição "a"
com o artigo feminino "a" (s), com o pronome demonstrativo
"a" (s), com o "a" inicial dos pronomes aquele
(s), aquela (s), aquilo e com o "a" do relativo
a qual (as quais).
Na escrita, utilizamos o acento grave ( ` ) para
indicar a crase.
O uso apropriado do acento grave, depende da compreensão da
fusão das duas vogais. É fundamental também, para o entendimento da crase,
dominar a regência dos verbos e nomes que exigem a preposição "a".
Aprender a usar a crase, portanto, consiste em aprender a verificar a
ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.
Observe:
Vou a a igreja.
Vou à igreja.
No exemplo
acima, temos a ocorrência da preposição "a", exigida pelo
verbo ir (ir a algum lugar) e a ocorrência do artigo "a"
que está determinando o substantivo feminino igreja.
Quando ocorre esse
encontro das duas vogais e elas se unem, a união delas é indicada pelo acento
grave.
Observe os outros exemplos:
Conheço a aluna.
Refiro-me à aluna.
Refiro-me à aluna.
No primeiro
exemplo, o verbo é transitivo (conhecer algo ou alguém), logo não exige
preposição e a crase não pode ocorrer.
No segundo exemplo, o verbo é transitivo
indireto (referir-se a algo ou a alguém) e exige a preposição "a".
Portanto, a crase é possível, desde que o termo seguinte seja feminino e admita
o artigo feminino "a" ou um dos pronomes já especificados.
Há duas
maneiras de verificar a existência de um artigo feminino "a" (s)
ou de um pronome demonstrativo "a" (s) após uma preposição "a":
1- Colocar um termo masculino no lugar do termo
feminino que se está em dúvida. Se surgir a forma ao, ocorrerá crase antes do
termo feminino.
Veja os exemplos:
Conheço "a"
aluna. / Conheço o aluno.
Refiro-me ao aluno. / Refiro-me à aluna.
2- Trocar o termo regente acompanhado da preposição
a por outro acompanhado de uma preposição diferente (para, em, de, por, sob,
sobre). Se essas preposições não se contraírem com o artigo, ou seja, se não
surgirem novas formas (na (s), da (s), pela (s),...), não haverá crase.
Veja os exemplos:
- Penso na aluna.
- Apaixonei-me pela aluna.
- Apaixonei-me pela aluna.
- Começou
a brigar.
|
- Cansou de
brigar.
- Insiste em brigar. - Foi punido por brigar. - Optou por brigar. |
Atenção:
lembre-se sempre de que não basta provar a existência da preposição
"a" ou do artigo "a", é preciso provar que existem os dois.
Evidentemente,
se o termo regido não admitir a anteposição do artigo feminino "a"
(s), não haverá crase.
Veja os principais casos em que a crase NÃO ocorre:
- diante de substantivos masculinos:
Andamos a cavalo.
Fomos a pé.
Passou a camisa a ferro.
Fazer o exercício a lápis.
Compramos os móveis a prazo.
Assistimos a espetáculos magníficos.
Fomos a pé.
Passou a camisa a ferro.
Fazer o exercício a lápis.
Compramos os móveis a prazo.
Assistimos a espetáculos magníficos.
- diante de verbos no infinitivo:
A criança começou a falar.
Ela não tem nada a dizer.
Estavam a correr pelo parque.
Estou disposto a ajudar.
Continuamos a observar as plantas.
Voltamos a contemplar o céu.
Ela não tem nada a dizer.
Estavam a correr pelo parque.
Estou disposto a ajudar.
Continuamos a observar as plantas.
Voltamos a contemplar o céu.
Obs.: como os verbos não admitem artigos,
constatamos que o "a" dos exemplos acima é apenas preposição, logo
não ocorrerá crase.
- diante da maioria dos pronomes e das expressões
de tratamento, com exceção das formas senhora, senhorita e dona:
Diga a ela que não
estarei em casa amanhã.
Entreguei a todos os documentos necessários.
Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.
Peço a Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.
Mostrarei a vocês nossas propostas de trabalho.
Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.
Isso não interessa a nenhum de nós.
Aonde você pretende ir a esta hora?
Agradeci a ele, a quem tudo devo.
Entreguei a todos os documentos necessários.
Ele fez referência a Vossa Excelência no discurso de ontem.
Peço a Vossa Senhoria que aguarde alguns minutos.
Mostrarei a vocês nossas propostas de trabalho.
Quero informar a algumas pessoas o que está acontecendo.
Isso não interessa a nenhum de nós.
Aonde você pretende ir a esta hora?
Agradeci a ele, a quem tudo devo.
Os poucos
casos em que ocorre crase diante dos pronomes podem ser identificados pelo
método explicado anteriormente.
Troque a palavra feminina por uma masculina,
caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase.
Por exemplo:
Refiro-me à mesma pessoa.
(Refiro-me ao mesmo indivíduo.)
Informei o ocorrido à senhora. (Informei o ocorrido ao senhor.)
Peça à própria Cláudia para sair mais cedo. (Peça ao próprio
Cláudio para sair mais cedo.)
- diante de numerais cardinais:
Chegou a duzentos o
número de feridos.
Daqui a uma semana começa o campeonato.
Daqui a uma semana começa o campeonato.
Casos em que
a crase SEMPRE ocorre:
- diante de palavras femininas:
Amanhã iremos à festa de
aniversário de minha colega.
Sempre vamos à praia no verão.
Ela disse à irmã o que havia escutado pelos corredores.
Sou grata à população.
Fumar é prejudicial à saúde.
Este aparelho é posterior à invenção do telefone.
Sempre vamos à praia no verão.
Ela disse à irmã o que havia escutado pelos corredores.
Sou grata à população.
Fumar é prejudicial à saúde.
Este aparelho é posterior à invenção do telefone.
- diante da palavra "moda", com o sentido de "à moda de" (mesmo que a expressão moda de fique subentendida):
O jogador fez um gol à (moda
de) Pelé.
Usava sapatos à (moda de) Luís XV.
Estava com vontade de comer frango à (moda de) passarinho.
O menino resolveu vestir-se à (moda de) Fidel Castro.
Usava sapatos à (moda de) Luís XV.
Estava com vontade de comer frango à (moda de) passarinho.
O menino resolveu vestir-se à (moda de) Fidel Castro.
- na indicação de horas:
Acordei às sete horas da
manhã.
Elas chegaram às dez horas.
Foram dormir à meia-noite.
Ele saiu às duas horas.
Elas chegaram às dez horas.
Foram dormir à meia-noite.
Ele saiu às duas horas.
- em locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas de que participam palavras femininas.
Por exemplo:
à tarde
|
às ocultas
|
às pressas
|
à medida
que
|
à noite
|
às claras
|
às
escondidas
|
à força
|
à vontade
|
à beça
|
à larga
|
à escuta
|
às avessas
|
à revelia
|
à exceção
de
|
à imitação
de
|
à esquerda
|
às turras
|
às vezes
|
à chave
|
à direita
|
à procura
|
à deriva
|
à toa
|
à luz
|
à sombra
de
|
à frente
de
|
à
proporção que
|
à
semelhança de
|
às ordens
|
à beira de
|
Crase diante de Nomes de Lugar
Alguns nomes
de lugar não admitem a anteposição do artigo "a". Outros,
entretanto, admitem o artigo, de modo que diante deles haverá crase, desde que
o termo regente exija a preposição "a".
Para saber se um nome
de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a",
deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de"
ou "em".
A ocorrência da contração "da" ou
"na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso,
haverá crase.
Por exemplo:
Vou à França. (Vim da França.
Estou na França.)
Cheguei à Grécia. (Vim da Grécia. Estou na Grécia.)
Retornarei à Itália. (Vim da Itália. Estou na Itália)
Vou a Porto Alegre. (Vim de Porto Alegre. Estou em Porto Alegre.)
Cheguei a Pernambuco. (Vim de Pernambuco. Estou em Pernambuco.)
Retornarei a São Paulo. (Vim de São Paulo. Estou em São Paulo.)
Cheguei à Grécia. (Vim da Grécia. Estou na Grécia.)
Retornarei à Itália. (Vim da Itália. Estou na Itália)
Vou a Porto Alegre. (Vim de Porto Alegre. Estou em Porto Alegre.)
Cheguei a Pernambuco. (Vim de Pernambuco. Estou em Pernambuco.)
Retornarei a São Paulo. (Vim de São Paulo. Estou em São Paulo.)
ATENÇÃO:
quando o nome de lugar estiver especificado, ocorrerá crase. Veja:
Retornarei à São Paulo dos
bandeirantes.
Irei à Salvador de Jorge Amado.
Irei à Salvador de Jorge Amado.
Crase diante dos Pronomes Demonstrativos Aquele (s), Aquela (s), Aquilo
Haverá crase
diante desses pronomes sempre que o termo regente exigir a preposição "a".
Por exemplo:
Refiro-me
|
a
|
aquele
|
atentado.
|
Preposição
|
Pronome
|
Refiro-me àquele atentado.
O termo
regente do exemplo acima é o verbo transitivo indireto referir (referir-se a
algo ou alguém) e exige preposição, portanto, ocorre a crase.
Observe este
outro exemplo:
Aluguei aquela casa.
O verbo
"alugar" é transitivo direto (alugar algo) e não exige preposição.
Logo, a crase não ocorre nesse caso.
Veja outros exemplos:
Dediquei àquela senhora
todo o meu trabalho.
Quero agradecer àqueles que me socorreram.
Refiro-me àquilo que aconteceu com seu pai.
Não obedecerei àquele sujeito.
Assisti àquele filme três vezes.
Espero aquele rapaz.
Fiz aquilo que você disse.
Comprei aquela caneta.
Quero agradecer àqueles que me socorreram.
Refiro-me àquilo que aconteceu com seu pai.
Não obedecerei àquele sujeito.
Assisti àquele filme três vezes.
Espero aquele rapaz.
Fiz aquilo que você disse.
Comprei aquela caneta.
Crase com os Pronomes Relativos A Qual, As Quais
A ocorrência
da crase com os pronomes relativos a qual e as quais depende do
verbo.
Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a",
haverá crase.
É possível detectar a ocorrência da crase nesses casos,
utilizando a substituição do termo regido feminino por um termo regido
masculino.
Por exemplo:
A igreja à qual me refiro
fica no centro da cidade.
O monumento ao qual me refiro fica no centro da cidade.
Caso surja a forma ao com a troca do termo, ocorrerá a crase.
O monumento ao qual me refiro fica no centro da cidade.
Caso surja a forma ao com a troca do termo, ocorrerá a crase.
Veja outros exemplos:
São normas às quais todos
os alunos devem obedecer.
Esta foi a conclusão à qual ele chegou.
Várias alunas às quais ele fez perguntas não souberam responder nenhuma das questões.
A sessão à qual assisti estava vazia.
Esta foi a conclusão à qual ele chegou.
Várias alunas às quais ele fez perguntas não souberam responder nenhuma das questões.
A sessão à qual assisti estava vazia.
Crase com o Pronome Demonstrativo "a"
A ocorrência
da crase com o pronome demonstrativo "a" também pode ser
detectada através da substituição do termo regente feminino por um termo regido
masculino.
Veja:
Minha revolta é ligada à do
meu país.
Meu luto é ligado ao do meu país.
As orações são semelhantes às de antes.
Os exemplos são semelhantes aos de antes.
Aquela rua é transversal à que vai dar na minha casa.
Aquele beco é transversal ao que vai dar na minha casa.
Suas perguntas são superiores às dele.
Seus argumentos são superiores aos dele.
Sua blusa é idêntica à de minha colega.
Seu casaco é idêntico ao de minha colega.
Meu luto é ligado ao do meu país.
As orações são semelhantes às de antes.
Os exemplos são semelhantes aos de antes.
Aquela rua é transversal à que vai dar na minha casa.
Aquele beco é transversal ao que vai dar na minha casa.
Suas perguntas são superiores às dele.
Seus argumentos são superiores aos dele.
Sua blusa é idêntica à de minha colega.
Seu casaco é idêntico ao de minha colega.
A Palavra Distância
Se a palavra
distância estiver especificada, determinada, a crase deve
ocorrer.
Por exemplo:
Sua casa fica à distância
de 100 Km daqui. (A palavra está determinada.)
Todos devem ficar à distância de 50 metros do palco. (A palavra está especificada.)
Todos devem ficar à distância de 50 metros do palco. (A palavra está especificada.)
Se a palavra
distância não estiver especificada, a crase não pode ocorrer.
Por
exemplo:
Os militares ficaram a distância.
Gostava de fotografar a distância.
Ensinou a distância.
Dizem que aquele médico cura a distância.
Reconheci o menino a distância.
Gostava de fotografar a distância.
Ensinou a distância.
Dizem que aquele médico cura a distância.
Reconheci o menino a distância.
Observação:
por motivo de clareza, para evitar ambiguidade, pode-se usar a crase.
Veja:
Gostava de fotografar à distância.
Ensinou à distância.
Dizem que aquele médico cura à distância.
Ensinou à distância.
Dizem que aquele médico cura à distância.
Casos em que
a ocorrência da crase é FACULTATIVA
- diante de nomes próprios femininos:
Observação:
é facultativo o uso da crase diante de nomes próprios femininos porque é
facultativo o uso do artigo.
Observe:
Paula é
muito bonita.
|
Laura é
minha amiga.
|
A Paula é
muito bonita.
|
A Laura é
minha amiga.
|
Como podemos constatar, é facultativo o uso do artigo feminino diante de
nomes próprios femininos, então podemos escrever as frases abaixo das seguintes
formas:
Entreguei
o cartão a Paula.
|
Entreguei
o cartão a Roberto.
|
Entreguei
o cartão à Paula.
|
Entreguei
o cartão ao Roberto.
|
Contei a
Laura o que havia ocorrido na noite passada.
|
Contei a
Pedro o que havia ocorrido na noite passada.
|
Contei à
Laura o que havia ocorrido na noite passada.
|
Contei ao
Pedro o que havia ocorrido na noite passada.
|
- diante de pronome possessivo feminino:
Observação:
é facultativo o uso da crase diante de pronomes possessivos femininos porque é
facultativo o uso do artigo.
Observe:
Minha avó
tem setenta anos.
|
Minha irmã
está esperando por você.
|
A minha
avó tem setenta anos.
|
A minha
irmã está esperando por você.
|
Sendo facultativo o uso do artigo feminino diante de pronomes
possessivos femininos, então podemos escrever as frases abaixo das seguintes
formas:
Cedi o
lugar a minha avó.
|
Cedi o
lugar a meu avô.
|
Cedi o
lugar à minha avó.
|
Cedi o
lugar ao meu avô.
|
Diga a
sua irmã que estou esperando por ela.
|
Diga a
seu irmão que estou esperando por ele.
|
Diga à sua
irmã que estou esperando por ela.
|
Diga ao
seu irmão que estou esperando por ele.
|
- depois da preposição até:
Fui até a praia.
|
ou
|
Fui até à praia.
|
Acompanhe-o até a porta.
|
ou
|
Acompanhe-o até à porta.
|
A palestra vai até as cinco horas da
tarde.
|
ou
|
A palestra vai até às cinco horas da tarde.
|
A seguir, uma aula com a explicação de cada caso. Aproveitem.
Agora que você já sabe toda a teoria, vamos praticar.
1. Em
qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?
a) Minhas
ideias são semelhantes às suas.
b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz
c) Dei um presente à Mariana.
d) Fizemos alusão à mesma teoria.
e) Cortou o cabelo à Gal Costa.
b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz
c) Dei um presente à Mariana.
d) Fizemos alusão à mesma teoria.
e) Cortou o cabelo à Gal Costa.
2.
"O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu
redor".
a) à - a
- aquilo
b) a - a - àquilo
c) a - à - àquilo
d) à - à - aquilo
e) à - à – àquilo
b) a - a - àquilo
c) a - à - àquilo
d) à - à - aquilo
e) à - à – àquilo
3.
"A casa fica ___ direita de quem sobe a rua, __- duas quadras da Avenida
Central".
a) à - há
b) a - à
c) a - há
d) à - a
e) à – à
b) a - à
c) a - há
d) à - a
e) à – à
4.
"O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em
São Paulo, e se exibe diariamente ___ hora do almoço".
a) o - à
- a
b) ao - há - à
c) ao - a - a
d) o - há - a
e) o - a – a
b) ao - há - à
c) ao - a - a
d) o - há - a
e) o - a – a
5.
"Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V.
Sª ___ alguns dias".
a) à -
àqueles - a - há
b) a - àqueles - a - há
c) a - aqueles - à - a
d) à - àqueles - a - a
e) a - aqueles - à – há
b) a - àqueles - a - há
c) a - aqueles - à - a
d) à - àqueles - a - a
e) a - aqueles - à – há
6.
Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) O Papa
caminhava à passo firme.
b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.
c) Chegou à noite, precisamente as dez horas.
d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.
c) Chegou à noite, precisamente as dez horas.
d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.
e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.
7. O
Ministro informou que iria resistir _____ pressões contrárias _____
modificações relativas _____ aquisição da casa própria.
a) às -
àquelas _ à
b) as - aquelas - a
c) às àquelas - a
d) às - aquelas - à
e) as - àquelas - à
b) as - aquelas - a
c) às àquelas - a
d) às - aquelas - à
e) as - àquelas - à
8. A
alusão _____ lembranças da casa materna trazia _____ tona uma vivência _____
qual já havia renunciado.
a) às - a
- a
b) as - à - há
c) as - a - à
d) às - à - à
e) às - a - há
b) as - à - há
c) as - a - à
d) às - à - à
e) às - a - há
9. Use a
chave ao sair ou entrar __________ 20 horas.
a) após
às
b) após as
c) após das
d) após a
e) após à
b) após as
c) após das
d) após a
e) após à
10. _____
dias não se consegue chegar _____ nenhuma das localidades _____ que os socorros
se destinam.
a) Há - à
- a
b) A - a - a
c) À - à - a
d) Há - a - a
e) À - a - a
b) A - a - a
c) À - à - a
d) Há - a - a
e) À - a - a
11. Fique
_____ vontade; estou _____ seu inteiro dispor para ouvir o que tem _____ dizer.
a) a - à
- a
b) à - a - a
c) à - à - a
d) à - à - à
e) a - a - a
b) à - a - a
c) à - à - a
d) à - à - à
e) a - a - a
12. No
tocante _____ empresa _____ que nos propusemos _____ dois meses, nada foi
possível fazer.
a) àquela
- à - à
b) aquela - a - a
c) àquela - à - há
d) aquela - à - à
e) àquela - a - há
b) aquela - a - a
c) àquela - à - há
d) aquela - à - à
e) àquela - a - há
13.
Chegou-se _____ conclusão de que a escola também é importante devido _____
merenda escolar que é distribuída gratuitamente _____ todas as crianças.
a) à - à
- à
b) a - à - a
c) a - à - à
d) à - à - a
e) à - a - a
b) a - à - a
c) a - à - à
d) à - à - a
e) à - a - a
14. A
tese _____ aderimos não é aquela _____ defendêramos no debate sobre os
resultados da pesquisa.
a) a qual
- que
b) a que - que
c) à que - a que
d) a que - a que
e) a qual a que
b) a que - que
c) à que - a que
d) a que - a que
e) a qual a que
15. Em
relação _____ mímica, deve-se dizer que ela exerce função paralela _____ da
linguagem.
a) a - a
b) à - à
c) a - à
d) à - aquela
e) a - àquela
b) à - à
c) a - à
d) à - aquela
e) a - àquela
16. Foi
_____ mais de um século que, numa reunião de escritores, se propôs a maldição
do cientista que reduzira o arco-íris _____ simples matéria: era uma ameaça
_____ poesia.
a) a - a
- à
b) há - à - a
c) há - à - à
d) a - a - a
e) há - a - à
b) há - à - a
c) há - à - à
d) a - a - a
e) há - a - à
17. A
estrela fica _____ uma distância enorme, _____ milhares de anos-luz, e não é
visível _____ olho nu.
a) a - à
- à
b) a - a - a
c) à - a - a
d) à - à - a
e) à - a - à
b) a - a - a
c) à - a - a
d) à - à - a
e) à - a - à
18.
Estava __________ na vida, vivia _____ expensas dos amigos.
a) atoa -
as
b) a toa - à
c) a tôa - às
d) à toa - às
e) à toa - as
b) a toa - à
c) a tôa - às
d) à toa - às
e) à toa - as
19.
Estavam _____ apenas quatro dias do início das aulas, mas ele não estava
disposto _____ retomar os estudos.
a) há - à
b) a - a
c) à - a
d) há - a
e) a - à
b) a - a
c) à - a
d) há - a
e) a - à
20. Disse
_____ ela que não insistisse em amar _____ quem não _____ queria.
a) a - a
- a
b) a - a - à
c) à - a - a
d) à - à - à
e) a - à - à
b) a - a - à
c) à - a - a
d) à - à - à
e) a - à - à
21. Quanto
_____ suas exigências, recuso-me _____ levá-las _____ sério.
a) às - à
- a
b) a - a - a
c) as - à - à
d) à - a - à
e) as - a - a
b) a - a - a
c) as - à - à
d) à - a - à
e) as - a - a
22.
Quanto _____ problema, estou disposto, para ser coerente __________ mesmo,
_____ emprestar-lhe minha colaboração.
a) aquele
- para mim - a
b) àquele - comigo - a
c) aquele - comigo - à
d) aquele - por mim - a
e) àquele - para mim - à
b) àquele - comigo - a
c) aquele - comigo - à
d) aquele - por mim - a
e) àquele - para mim - à
23. A
lâmpada _____ cuja volta estavam mariposas _____ voar, emitia luz _____ grande
distância.
a) a - à
- à
b) à - a - à
c) a - à - a
d) a - a - a
e) à - a - a
b) à - a - à
c) a - à - a
d) a - a - a
e) à - a - a
24.
Aquela candidata _____ rainha de beleza, quando foi _____ televisão, pôs-se
_____ roer as unhas.
a) à - à
- a
b) à - a - à
c) a - a - à
d) à - à - à
e) a - à - a
b) à - a - à
c) a - a - à
d) à - à - à
e) a - à - a
25. Eis o
lema _____ sempre obedecia: ódio _____ guerra e aversão _____ injustiças.
a) à que
- à - as
b) à que - à - às
c) a que - à - às
d) a que - à - as
e) a que - a - as
b) à que - à - às
c) a que - à - às
d) a que - à - as
e) a que - a - as
26.
Faltou _____ todas as reuniões e recusou-se _____ obedecer _____ decisões da assembleia.
a) a - a
- as
b) a - a - às
c) a - à - às
d) à - a - às
e) à - à - às
b) a - a - às
c) a - à - às
d) à - a - às
e) à - à - às
27.
Expunha-se _____ uma severa punição, porque as ordens _____ quais se opunha
eram rigorosas e destinavam-se _____ funcionárias daquele setor.
a) a - as
- às
b) à - às - as
c) à - as - às
d) à - às - às
e) a - às - às
b) à - às - as
c) à - as - às
d) à - às - às
e) a - às - às
28. _____
alguns meses o Ministro revelou-se disposto _____ abrir _____ discussões em
torno do acesso dos candidatos e dos partidos _____ televisão.
a) A - a
- as - à
b) Há - a - às - a
c) A - à - às - a
d) Há - à - as - à
e) Há - a - as - à
b) Há - a - às - a
c) A - à - às - a
d) Há - à - as - à
e) Há - a - as - à
29. _____
Igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger _____
vida das comunidades, enquanto _____ política deve visar ao bem comum.
a) A - à
- à
b) À - a - a
c) À - à - a
d) À - à - à
e) A - a – a
b) À - a - a
c) À - à - a
d) À - à - à
e) A - a – a
Para acessar o gabarito destes exercícios, clique aqui.
Crase - Disponível em <http://www.soportugues.com.br>. Acesso em 19/09/2013.
A crase - Vídeo - Disponível em <http://www.cursoonlinegratuito.org>. Acesso em 19/09/2013.
Exercícios - Disponível em <http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/crase-exercicios>. Acesso em 19/09/2013.
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