como informado na aula desta terça-feira, 30/07, os seminários serão realizados para a apresentação de conteúdos literários. Abaixo, coloco algumas dicas importantes para que se preparem adequadamente para suas apresentações:
O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir, a um ou mais expositores, a transmissão de informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir com eficácia as informações, deve ser garantido.
A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m) elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.
Quando realizamos um seminário, devemos ter em mente que estaremos trabalhando os seguintes aspecos da aprendizagem:
- Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
- Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;
- Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;
- Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de apresentação.
- Uso de Cartaz/ banner utilizando desde cartolina até materiais mais modernos;
- Giz e lousa;
- Transparência e retroprojetor;
- Sínteses e fotocópias para o público;
- TV/Vídeo cassete e fita de vídeo;
- TV/Aparelho de DVD e DVD;
- Projetor multimídia/Microcomputador/Power Point e arquivo de apresentação (.pps, .htm/html, outros tipos);
- Projetor de slides tradicional;
- Filmadora;
- Outros tipos.
Assim, as etapas a seguir são fundamentais para o sucesso do seminário:
- Levantamento de literatura sobre o tema, na biblioteca, na internet e em outras fontes de informação;
- Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;
- Elaborar o trabalho escrito em grupo.
A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Caso se opte pela apresentação em powerpoint, siga as dicas abaixo:
- Utilize gráficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.;
- Tamanho da fonte. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;
- Escolha da fonte. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;
- Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide/transparência;
- Mencionar as fontes e autores utilizados.
- Conhecer as tecnologias educacionais que serão utilizadas: retroprojetor, projetor multimídia, vídeos, etc.
- Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;
- Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es) sem problemas;
- Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;
- Postura individual e em grupo – todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;
- Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;
- Saber posicionar-se frente ao público.
- Observar: direção do olhar e tom de voz;
- Falar para todos os ouvintes;
- Não ficar de costas para os ouvintes;
- Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.
- Não utilizar termos como: Tipo assim... né...
Desenvolvimento do tema - isso significa que o grupo deve apresentar em uma sequência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;
Na finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento das ideias ali expostas. Ex.: Em resumo... Para concluir... Consideramos ao final que...
Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.
Obs.: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).
Fonte: Manual de apresentação de Seminários - Prof. Manuel Nunes de Medeiros Neto - Universidade Estadual Vale do Acaraú-Uva/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário